Search
Close this search box.

O legado das Olimpíadas na Mídia Esportiva

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Picture of Daniella Mendes

Daniella Mendes

As Olimpíadas de 2020, que ocorreram em 2021, foi o último grande evento transmitido pela mídia mundial. O seu legado deve repercutir pelos próximos 3 anos, até as próximas olimpíadas. Por isso esse artigo foi produzido, para, assim, te incentivar na produção de jornalismo e esportivo, principalmente no ambiente digital.

Em suma, o maior objetivo das olimpíadas é estimular a integração cultural mundial através do esporte. Dessa forma, a população mundial se motiva para praticar mais esportes e, assim, cuidar da saúde. Contudo, a motivação das olimpíadas pode não ser útil se a comunidade não se mobilizar para continuar investindo no esporte.

O sucesso dos atletas

Acompanhar os atletas é um ótimo jeito de manter o legado das Olimpíadas na Mídia Esportiva. Após o ganho de 19 medalhas, a mídia brasileira pode acompanhar treinos e competições dos atletas que se popularizaram durante o evento.

Assim, podem realizar entrevistas, documentários e participação em programas. Dessa forma, além de motivar o público na prática de esportes também incentiva a popularização do atleta para que ele seja patrocinado.

Além disso, conscientizar a população obre a importância do esporte pode incentivar o governo federal para investir nos atletas brasileiros. Nos Jogos Olímpicos de Tokyo, o Brasil conquistou 21 medalhas, quebrando o seu recorde de atletas no pódio. Contudo, o Bolsa Atleta sofre corte de verbas e o Ministério do Esporte foi extinto durante o atual governo.

As novas modalidades

Na olimpíada de 2020 foram incluídos 5 esportes: beisebol, karatê, escalda, surfe e skate. Dentre eles, quatro atletas brasileiros estavam incluídos no pódio. Aliás, três medalhas vieram do skate.

Logo, a Mídia Esportiva pode aproveitar as novas modalidades das Olimpíadas para incentivar os atletas que praticam esses esportes no Brasil. Assim, podemos garantir a participação de mais brasileiros nos Jogos Olímpicos de Paris e variados esportes.

Integração de atletas no Brasil

Sobretudo, o principal objetivo dos Jogos Olímpicos é a integração dos atletas no mundo inteiro. Contudo, o Brasil não possui estímulo igualmente espalhado no país inteiro. De acordo com os dados divulgados pelo comitê olímpico, nem 1% dos atletas que participaram dos Jogos Olímpicos são da Região Norte.

Com o Jornalismo Digital, a facilidade de apresentar atletas de regiões mais isoladas para as metrópoles é evidente. Dessa forma, é essencial que a Mídia Esportiva incentive a prática esportiva no Brasil Inteiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *