Search
Close this search box.

O Jornalismo Digital está saturado?

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Picture of Daniella Mendes

Daniella Mendes

O pensamento de que o mercado de trabalho de jornalismo digital está saturado é bem comum para os jornalistas que então buscando um emprego na área.

No entanto, a resposta para essa pergunta é mais complicada do que parece.

Apesar de ser um mercado bem amplo, as empresas de Jornalismo Digital cobram cada vez mais um currículo rico em estudos por uma vaga de trabalho. Além disso, é necessário ter experiência para entrar no mercado de trabalho, o que é um problema para os jornalistas recém formados.

Fonte: Academia do Jornalista

O Jornalismo Digital no Brasil

Infelizmente, estamos passando por uma crise econômica mundial. Os países subdesenvolvidos são os mais afetados pela crise. Em 2021, o Brasil foi o sexto país com mais desempregados no mundo. Cerca de 11,1% de pessoas no exército de reserva. Mesmo com diplomas de graduação, muitas pessoas não conseguem empregos na sua área.

A situação não é diferente no Jornalismo Digital, por isso é comum achar que o mercado está saturado.

Em paralelo a isso, também estamos presenciando uma crise no sistema de comunicação. Podemos ver isso com o aumento compartilhamento de fake news e a ascensão de grupos radicais, que interferem na democracia. Por isso, é necessário cada vez mais profissionais no mercado.

Unindo ambos raciocínios, chegamos na conclusão de que as empresas jornalísticas não possuem capacidade financeira para contratar os todos os profissionais que são necessários para realizar a comunicação de forma eficaz.

Por fim, o desemprego atinge o psicológico de uma forma muito dura e complicada. É difícil manter a calma, mas entenda que a culpa não é sua. Procure continuar estudando para se tornar um profissional cada vez mais qualificado. Também compreenda as necessidades do mercado de trabalho de Jornalismo Digital.

Não deixe de acompanhar a Academia do Jornalista para ser um profissional de Jornalismo Digital mais completo e qualificado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *