Search
Close this search box.

Mídias alternativas para produzir Jornalismo Digital

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Picture of Daniella Mendes

Daniella Mendes

Junto com o Jornalismo Digital, surgiu a Convergência Midiática, que amplia o Jornalismo Digital para vários formatos de mídias alternativas. Assim, o jornalismo digital não se resume em textos, mas em imagens e áudios.

Por isso, reunimos algumas mídias alternativa do ambiente digital para o jornalista produzir seu conteúdo.

Podcast

O Podcast é semelhante ao rádio, porém o ouvinte pode ouvir no momento que desejar, seja no momento que ele foi gravado ou até anos depois da gravação. Por isso, o podcast é um ótimo formato para o jornalista publicar entrevistas ou matérias de conteúdo mais frio.

Além disso, o podcast está se tornando cada vez popular pelo público brasileiro.

Um ótimo exemplo de podcast jornalístico é o Prato Cheio, do Joio e o Trigo, um portal de jornalismo investigativo sobre alimentação, saúde e política. Em suma, o Podcast é formado por reportagens sobre alimentação, com episódios que duram de 30 a 40 minutos.

Por isso, o podcast é uma ótima mídia alternativa para inserir um conteúdo focado no áudio.

Youtube

O YouTube é a maior plataforma de vídeos da internet, sendo ideal para colocar conteúdo audiovisual. Ou seja, o conteúdo que seria colocado na televisão pode ser publicado no YouTube com uma linguagem diferente. Assim, a identidade visual pode ser mais descontraída e a linguagem pode ser mais simples.

Além disso, o YouTube é uma mas melhores mídias alternativas para quem deseja colocar um conteúdo audiovisual mais explicativo com pautas mais frias.

Twitch

A plataforma é um serviço de streaming de vídeos ao vivo. A Twitch foca principalmente na transmissão de esportes eletrônicos, ou seja, é a plataforma ideal para a cobertura de eventos de e-sports. Dessa forma, surge uma nova mídia alternativa para a transmissão de esportes.

Além disso, a Twitch também oferece transmissão de outros conteúdos além de jogos digitais, como transmissão de música.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *