Leia o relato pessoal de uma jornalista com o SEO

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

A relação de uma jornalista com o SEO pode começar meio conturbada, mas, logo, vira uma relação indispensável.

O SEO é um sistema que facilita o encontro de pessoas com o seu conteúdo. Por isso, é tão necessitado pelos jornalistas. No entanto, para que o seu conteúdo apareça no início das pesquisas é preciso obedecer algumas regras para que o sistema reconheça que o seu conteúdo é bom.

No início, essas regras aparentam “atrapalhar” a organização do conteúdo, a fluidez do texto e a dinâmica da publicação. Contudo, com o tempo, o redator consegue se adaptar ás exigências do SEO e produz textos já pensando nele.

Relato pessoal

Quando comecei a publicar textos na internet, eu devo ter demorado uma hora adaptando o meu primeiro texto para o SEO. Parecia que tudo que eu aprendi na faculdade tinha sido jogado fora, porque tinha que obedecer um robô. Confesso que duvidei de será possível ser jornalista com o SEO.

Nas outras vezes, produzia os textos, no word, já pensando em adicionar as palavras de transição, formulando frases curtas. Além disso, já comecei a definir a frase-chave antes de começar a produção de conteúdo.

Com o tempo, consegui inserir as regras de SEO no automático no meu texto. Atualmente, eu demoro 15 minutos para realizar alguns ajustes finais e preencher os detalhes da publicação, como slug, descrição e resumo.

Saber que o SEO facilitava para que o meu texto fosse encontrado por leitores também ajudou a confiar no processo. Assim, eu tinha paciência para aprender e estudar melhor sobre isso.

Por fim, é possível ser um jornalista com o SEO, principalmente, com a prática. No entanto, é importante ter cursos extras que comprovem o seu conhecimento.

Na Academia do Jornalista, através da Plataforma Jornalista Pro, temos o curso “Como usar as Técnicas de SEO nos Textos Jornalísticos”, que disponibiliza um certificado de conclusão que será primordial ter em seu currículo, fora outros cursos nessa mesma Plataforma.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cursos Gratuitos

Previous
Next

Posts Relacionados