O segredo para escrever textos jornalísticos sem erros gramaticais

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Escrever textos jornalísticos sem erros gramaticais é o sonho de todo estudante de jornalismo. No entanto, poucas pessoas possuem uma boa base para escrever sem erros gramaticais.

Infelizmente, por causa da falta de base de estudos de língua portuguesa, muitas pessoas possuem vergonha de mostrar as suas habilidades na produção textual e sofrerem repressões durante os trabalhos. Como estudante de jornalismo, eu passei por isso e também vi outras pessoas passando.

A vergonha por errar o português é mais comum do que se imagina, mas é errando que se aprende. O lugar mais seguro para você errar é com bons profissionais para te orientar, como na faculdade e em cursos.

Assim, o maior segredo para escrever textos jornalísticos sem erros gramaticais é praticando e errando.

Práticas na rotina para escrever melhor

Praticar a escrita é o segredo para escrever textos jornalísticos sem erros gramaticais e fazer isso na sua rotina pode trazer resultados rapidamente.

Por isso, treine a sua escrita todo dia, faça um diário ou um resumo das notícias do momento. Recomendo que escreva, no mínimo, um texto de três parágrafos.

Aliás, recomendo que você faça isso pelo computador, usando o Word ou o Google Docs. Assim, você pode conferir se a palavra que escreveu está correta pelo corretor automático.

Além disso, crie o hábito da leitura. Ler três reportagens por dia, de diferentes sites ou não, é melhor do que não ler. Com isso, você pode prestar atenção nas palavras enquanto consome textos jornalísticos.

A força do hábito não é a motivação, mas a persistência. Por isso, torne a escrita um hábito que, com o passar do tempo, você vai começar a escrever corretamente automaticamente. Quando deixamos de nos preocupar com os erros, podemos até escrever textos jornalísticos com maior velocidade.

Por fim, não deixe de acompanhar o blog da Academia do Jornalista para receber mais dicas para ser um jornalista de sucesso e se quiser aprender o passo a passo de uma rescrita melhor, confira todos os cursos relativos na nossa Plataforma Jornalista Pro.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cursos Gratuitos

Previous
Next

Posts Relacionados