Diferença entre os textos jornalísticos para os textos escolares

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

É comum muitos jornalistas decidirem seguir essa profissão por serem bons em redação e acharem que serão excelentes em textos jornalísticos por conta disso.  Apesar da redação escolar ajudar, o texto jornalístico possuem características muito diferentes dela.

Ser bom na redação pode te ajudar no momento de colocar as ideias no papel. No entanto, para construir um texto jornalístico é preciso se desconstruir do modelo do “texto argumentativo dissertativo”.

O modelo do texto argumentativo dissertativo é mais ensinado por se encaixar nos padrões de vestibulares. Por isso, esse será o tipo de texto que será abordado como escolar ao longo desse blogpost.

Para te ajudar a compreender as diferenças estruturais dos textos, separamos alguns pontos de divergências entre o texto aprendido na escola e na faculdade.

Diferença entre os textos jornalísticos para os textos escolares
Fonte: Academia do Jornalista

Título

No modelo de texto dissertativo argumentativo, o título não é obrigatório.

No entanto o título é essencial para atrair a atenção do leitor. Além disso, também temos a linha fina e outras ferramentas importantes para atrair a atenção para um texto.

Do contrario que parece, ter um bom título é difícil.

Argumentação

O foco do texto dissertativo argumentativo é, como o nome diz, a argumentação. Nele, você defender um posicionamento sobre um determinado assunto.

Contudo, no texto jornalístico o foco é informar o leitor, através de informação baseada em fatos concretos.

Sem dúvida, é a parte mais trabalhosa de construir. Precisamos checar fontes, realizar entrevistas e comparar inúmeros dados para ter certeza que iremos transmitir a informação correta e verdadeira.

Lide

Sobretudo, o lide é onde o estudante de jornalismo mais quebra a cabeça no início.

Para construir o texto é necessário unir as informações mais importantes, no menos espaço possível e de forma objetiva. Ele fica logo no início do texto jornalístico, enquanto as outras informações ficam no final.

Para saber mais sobre textos jornalísticos, acompanhe a Academia do Jornalismo nas redes sociais!

Compartilhar:

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cursos Gratuitos

Previous
Next

Posts Relacionados