Detalhes para analisar antes de produzir um roteiro

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

É necessário se atentar para alguns detalhes antes de produzir um roteiro, para produzir um conteúdo funcional e de qualidade.

Um roteiro jornalístico precisa ter todas as características que um texto jornalístico precisa ter. No entanto, o roteiro também conta com a parte visual do conteúdo.  

Para te ajudar, separamos 3 detalhes importantes para serem feitos antes de produzir um roteiro. 

Detalhes para analisar antes de produzir um roteiro
Fonte: Academia do Jornalista

Estudo sobre a plataforma

A plataforma que o conteúdo audiovisual diz muito sobre o formato de conteúdo audiovisual que será gravado. Por isso, fique atento para saber como será o roteiro do conteúdo.

Por exemplo, no Tiktok os vídeos são mais dinâmicos e rápidos. Assim, o roteiro deve ter frases curtas e objetivas. Já no YouTube, o conteúdo é mais detalhado, permitindo um roteiro mais longo e explicativo. 

Compreender a plataforma também é importante para saber como engajar o vídeo. Se o engajamento principal é pelos comentários, convide através do roteiro o espectador para comentar sobre o assunto, convidando para o debate. Assim, a estratégia de Marketing do vídeo pode ser feita antes da produção do roteiro.

Público-alvo

O conteúdo deve ter um objetivo: alcançar o seu público-alvo. Por isso, estudar ele é de grande importância.

Quando estudamos o público-alvo, estudamos como a mensagem alcançará ele. Assim, podemos definir uma estratégia através do texto, das imagens e do áudio de como isso impactará na sua interpretação.

Linguagem

A linguagem do vídeo varia de acordo com a plataforma e o público. Por exemplo, Se o público for mais jovem e local, o roteiro permite gírias. 

A linguagem também varia de acordo com o conteúdo. Se o conteúdo for sério, o ideal é usar uma linguagem mais séria, evitando piadas e trocadilhos.

Sem dúvidas, a linguagem é a parte técnica mais importante de ser analisada antes de produzir um roteiro.

Apesar de delicado, produzir um roteiro não é tão complicado se temos as ferramentas certas. Para receber mais dicas para produzir um roteiro, continue acessando o blog da Academia do Jornalista.

Compartilhar:

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cursos Gratuitos

Previous
Next

Posts Relacionados