Descubra como concluir uma reportagem jornalística com facilidade

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Sem dúvida, concluir uma reportagem jornalística pode ser um desafio para muitos estudantes. Por ser mais extensa e detalhada que a notícia, a reportagem demanda mais trabalho e atenção do profissional.

Uma reportagem, seja ela impressa, em vídeo, ou em áudio, requer muito tempo de edição. Além disso, o jornalista precisa se dedicar para além do seu conteúdo, se dedicando a sua atenção para a linguagem, o formato e se está de acordo com o público-alvo.

A academia do Jornalista separou 3 dicas para te auxiliar no desenvolvimento de reportagens ajudando, assim, no seu crescimento profissional.

Faça uma checklist

Um checklist serve para você realizar tudo o que precisa para concluir a sua reportagem. O checklist deve incluir entrevistas, dados, fontes e até revisão.

Com a isso, você vai concluir a sua reportagem jornalística com facilidade e agilidade. Com o tempo, você irá lembrar dos itens do checklist no automático e a produção da sua reportagem será orgânica.

Se planeje

Se planejar de acordo com o checklist pode te ajudar a concluir uma reportagem jornalística com sucesso. Assim, você obedece o seu deadline e não se enrola na produção.

Com o planejamento, o tempo pode ser otimizado e o desenvolvimento da sua reportagem irá acontecer de forma mais tranquila.

Pratique

A prática pode levar os seus textos a níveis altíssimos, te ajudando a concluir a sua reportagem com mais facilidade.

Ao produzir muitas reportagens, você vai se acostumar com o ritmo de produção, a linguagem e a estrutura textual. Assim, se tornando mais fácil de produzir.

Por fim, não deixe de acompanhar o blog da Academia do Jornalista para saber mais como produzir uma boa reportagem e ser um jornalista de sucesso. Aliás, nos siga nas redes sociais para não perder nenhuma novidade.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cursos Gratuitos

Previous
Next

Posts Relacionados