Search
Close this search box.

Conheça e entenda a estrutura da crônica jornalística

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Daniella Mendes

Daniella Mendes

A estrutura da crônica jornalística pode ser um grande desafio para quem está acostumado a produzir conteúdo jornalístico da forma tradicional.

A crônica jornalística pode ser uma boa ferramenta para abortar um assunto se aproximando da realidade do leitor. A partir de uma narração, o jornalista informa a população, deixando de lado o formato tradicional de pirâmide invertida.

No entanto, não é tão simples deixar a estrutura tradicional de uma notícia, ou reportagem, para desenvolver um gênero textual jornalístico não tradicional.

A estrutura livre

A crônica jornalística é um gênero jornalístico com maior liberdade literária. Por isso, a sua estrutura é mais livre, respeitando o objetivo da mensagem que o jornalista deseja passar.

O recomendado é que a narração seja feita no início, atraindo o leitor para o acontecimento. Através da narração, o leitor deve ter a visão dos acontecimentos com proximidade. Por isso, a linguagem do texto deve variar de acordo com o público e a pauta. Dessa forma, não existe regras rígidas para a estrutura da crônica jornalística.

Se a crônica é voltada para o público mais jovem, o humor ácido no decorrer da narração pode ser de bom tom. No entanto, isso não é permitido para todos os assuntos.

Contudo, se o acontecimento for, por exemplo, um caso de homicídio, o jornalista deve ter muito cuidado para que a narração não romantize o ocorrido. Nesses casos, o autor também deve ter cuidado para que o leitor tenha empatia pelo caso.

Além disso, o desenvolvimento do lide ocorre de acordo com os acontecimentos da narração.

Após a narração da crônica, o jornalista deve conduzir ao leitor para que as informações mais objetivas. Assim, as informações compartilhadas são absorvidas como uma reportagem tradicional.

Por fim, não deixe de estudar mais sobre escrita e gêneros jornalísticos. Na Academia do Jornalista temos diversos cursos que podem te ajudar a se tornar um jornalista de sucesso e se destacar na sua escrita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *