Search
Close this search box.

Como melhorei minhas Técnicas de Apuração Jornalística em curto tempo

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Daniella Mendes

Daniella Mendes

O desenvolvimento de Técnicas de Apuração Jornalísticas acontece bem devagar, mas podemos acelerar esse processo com algumas dicas.

Na faculdade, conheci o básico das técnicas de apuração jornalística, o suficiente para desenvolver um bom texto. Mas eu não queria fazer um bom texto, eu queria ser uma escritora incrível. Por isso, estudei muito sobre desenvolvimento textual fora da faculdade e continuo me aperfeiçoando.

Através dos estudos, me deparei com diferentes técnicas de apuração, como a lei das três fontes. Contudo, não adianta ter técnica se não sabemos como desenvolver e aplicar nas nossas produções.

Por isso, esse artigo irá falar sobre um dos assuntos que mais tenho estudado ultimamente e mais me ajuda a colocar em prática as técnicas de apuração jornalística: o pensamento crítico.

O pensamento crítico e as Técnicas de Apuração Jornalísticas

Aprendi o pensamento crítico com Bell Hooks, uma autora e professora, que fala sobre educação. Através de seus ensinamentos, eu aprendi a importância do pensamento crítico para a vida de qualquer pessoa, mas, principalmente, para um jornalista.

Não há dúvidas que o jornalismo é uma ferramenta importante para informar a população. Contudo, a população não desenvolveu pensamento crítico para questionar os acontecimentos da atualidade. Na modernidade, existe uma dificuldade para aprender e desenvolver perguntas sobre certos assuntos.

Um jornalista ético e coerente, deve usar e abusar do pensamento crítico, principalmente no uso das Técnicas de Apuração.

Antes da apuração o jornalista deve refletir sobre o que o público-alvo precisa e deseja ouvir. Assim, ele vai desenvolver o melhor trajeto de apuração jornalística para o conteúdo textual.

Ao definir como a apuração será feita, as minhas Técnicas de Apuração Jornalísticas melhoram em pouco tempo.

Os estudos fora do curso de jornalismo nos ajudam a encontrar as melhores formas, individuais, de trabalhar. Por isso, não deixe de estudar e fazer diversos cursos extracurriculares. Na Academia do Jornalista temos diversos cursos que podem te auxiliar a aprender outros conteúdos além da faculdade, em uma Plataforma no conceito Netflix, só que cheia de cursos…

Sem contar um curso em especial pra este ensinamento do artigo, que é o Google Hacking, de como pesquisar, apurar da forma certa usando o Google!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *