Search
Close this search box.

Aprenda como fazer uma Pauta Jornalística em 5 passos

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Fernanda Felix

Fernanda Felix

Saber como fazer uma pauta jornalística é como conhecer da bússola, para o navegador, sendo a responsável por dar as direções e os comandos para a construção da matéria com instruções básicas para orientar o jornalista na atividade. E para fazer uma pauta é necessário entender muitos itens nas etapas de escrever uma notícia ou reportagem.

Atualmente, é elaborada por editores e sub-editores. Antes era missão de pauteiros, mas devido a agilidade do processo, um mesmo profissional faz diversas tarefas e com isso garantindo os diferenciais que o mercado exige e claro, vindo a ser mais bem remunerado, que são os chamados Jornalistas Multimídia.

Aprenda a se tornar um Jornalista Multimídia em: Como Escrever Textos para Web da Forma Correta.

Como fazer uma Pauta Jornalística:

Aprenda como fazer uma Pauta Jornalística em 5 passos

Geralmente, a pauta jornalística apresenta informações básicas para a execução da matéria. Nela deve conter um cabeçalho com: nome do redator da pauta, data e retranca – que são as palavras-chave sobre o tema.

As palavras chave atualmente acompanham a rotina dos profissionais, desde a pauta até estruturar um texto jornalístico em qualquer formato que seja.

Além disso, é básico ao profissional de jornalismo, conhecer para quem está escrevendo, entender seu público alvo e assim poder ter mais pessoas lendo seu conteúdo.

Use este modelo para conhecer seu público:

A pauta é apenas um item de como montar uma notícia ou reportagem, lembrando que na elaboração de uma reportagem a pauta é feita de outra forma, com outra linha de produção detalhada. Verificando essas etapas minuciosas e a importância disso para o estágio, trabalho e qualquer função do profissional ou aluno, montamos o curso Como fazer uma Notícia ou Reportagem de Sucesso, onde a pauta é apenas um dos módulos importantes a entender.

Pois ao definir o tema da pauta, é interessante que o jornalista faça uma breve pesquisa para incluir as informações iniciais. Buscas na internet podem ajudar a conhecer um pouco sobre o assunto que será trabalhado.

Na pauta devem estar inseridos os assuntos principais que serão tratados sobre o tema escolhido. É importante que o conteúdo seja curto e informativo. Essa simples apresentação serve para justificar a escolha e a eficácia do tema. Em alguns casos, pode até incluir o lead e sublead da matéria.

É preciso conter possíveis perguntas e que tipo de informação é preciso colher. Neste momento o enfoque também é definido.

Assim, será indicado ao repórter qual será o direcionamento a ser feito nas entrevistas. Pode ser escrito em uma linguagem coloquial, pois é só uma diretriz para o jornalista.

A construção da pauta jornalística:

A pauta jornalística não é feita exclusivamente por uma pessoa, ela pode ser feita por equipe de uma editoria, por exemplo.

Deve conter o resumo do fato, o posicionamento escolhido, sugestão de entrevistados e dados sobre as possíveis fontes primárias e secundárias.

Como fazer uma pauta jornalística ao pé da letra? Tenha instinto mesmo com cautela.

A pauta jornalística é cheia de detalhes, porém não é rígida. Trata-se de um pontapé inicial para a produção do conteúdo jornalístico. Pode ser mudada em todos os aspectos, levando em conta acontecimentos factuais que ocorrerem durante ou até depois da pauta pronta.

Na hora de como fazer uma pauta jornalística, é necessário ressaltar cinco tópicos que devem estar contidos nela:

Histórico:

Onde se encontra a sinopse do tema. Antes de abordar o assunto, esta parte da pauta apresenta o que é o assunto ou o que foi.

Um bom exemplo é uma guerra: como surgiu? O que está por trás dela?

Matéria:

Parte em que o construtor da pauta revela o que o repórter terá que tratar. Faz uma breve apresentação de como o trabalho será realizado.

Abordagem:

É o que individualiza uma matéria. Como por exemplo: vários jornais podem falar sobre as Manifestações no Rio de Janeiro em 2013, mas a abordagem escolhida por eles para tratar este assunto pode ser diferenciada. Isso porque cada forma de enfoque atinge um público diferente. Por isso conhecer qual o público do jornal em que trabalha é importante, pois ajuda no resultado inicial com a pauta e o final com a entrega do material

Fontes:

São pessoas com quem o repórter poderá falar, logo lhe dará credibilidade a matéria. A escolha vai de acordo com a ligação do personagem determinado e o tema da pauta.

Podem ser fontes oficiais, como prefeitos e vereadores; fontes independentes, como advogados ou executivos; ou mesmo povo-fala, onde populares são indicados a dar sua opinião sobre o assunto.

A Lei das três fontes dá segurança para o conteúdo e para o Jornalista. Mesmo que nem sempre seja possível, faça a sua parte. Elas servem para confirmar e/ou desconfirmar, além de completar o assunto.

Utilizar desta Lei e conhecer os direitos dos entrevistados, ajudará muito o profissional na execução do conteúdo e claro, a não terem problemas jurídicos.

Confira quais os direitos dos entrevistados e a Lei das Três fontes nos nossos cursos a distância: Como fazer uma Entrevista Jornalística e Como fazer uma notícia/reportagem de sucesso.

Abaixo veja alguns pontos para montar a sua pauta, através do nosso modelo:

Imagens:

Usadas em telejornal, jornal impresso e em jornais online, com a responsabilidade de ilustrar e comprovar o que se diz.

A pauta deve sinalizar quais tipos de imagens se encaixariam com a abordagem do assunto tratado na matéria.

Gostaram desses 5 passos? Então vocês vão amar o nosso treinamento com os demais passos e outros ensinamentos necessários. Sim? Comenta aqui embaixo.

29 respostas

    1. ¡Hola
      No, somos una empresa educativa con conocimientos complementarios y cursos en línea. ¿Interesado?

      __________________________________________________________________________________________

      Olá!
      Não, somos uma empresa educativa, com conhecimentos complementares e cursos online. Se interessa ?

    1. Ana, bom dia.

      Pra você receber o modelo de currículo é necessário colocar seu nome e e-mail (pois você receberá após alguns minutos, não é na hora, no seu e-mail).
      Acesse esse link e faça isso: conteudo.academiadojornalista.com.br

      Abraço e até a próxima pauta.

  1. Muito obrigada pelo seu feedback, ajuda muito a sempre melhorarmos.

    Continue sempre nos acompanhando, não só aqui nos artigos do blog, mas também em todos os conteúdos aplicados nas demais mídias, como YouTube, Facebook, Instagram… Ajudará a ter um aprendizado mais completo. E claro, se inscrever em nossos treinamentos: cursos e eventos, como palestras, workshops…

    Um forte abraço e até a próxima pauta. Se inscreva para receber nossos conteúdos novos, e até mesmo desconto, no e-mail 🙂

    1. Imagina, nós só podemos ajudar com nossos conteúdos quem tem interesse, quem procura ser um profissional melhor… então nós quem agradecemos a você.

      Nos vemos em próximas pautas, não deixe de nos acompanhar também nas demais mídias e absorver completamente todo conhecimento passado nas abordagens. E claro, treinar conosco em nossos cursos, ensinando passo a passo cada conteúdo jornalístico.

      Forte abraço.

  2. olá Fernanda Felix,
    eu sou Isaías estudante de jornalismo gostaria de tirar umas duvidas contigo pode ser por zap??? me envia uma mensagem por e mail okay
    obrigadooo!!!!

    1. Olá Isaias, a nossa empresa não trabalha com WhatsApp.

      Toda e qualquer dúvida deve ser tirada pelas mídias sociais ou e-mail. Algumas são inviáveis de responder também, e com isso sugerimos que veja mais profundamente os temas em nossos cursos, onde temos suporte de perto ou de repente nos vídeos do nosso canal no YouTube.

      Temos centenas de vídeos e artigos publicados e mais de 10 cursos orientados ao mercado de trabalho. Aproveita!

      Forte abraço e até as próximas pautas, 2020 promete.

    1. Que máximo saber deste seu retorno, Gilson. A pauta é fundamental pra poder fazer todo o resto da comunicação com excelência.

      Parabéns pela procura de capacitação e treinamento. Até a próxima pauta!

    1. Que bom que curtiu, Rebeca.

      Mãos na massa, a pauta é a primeira demanda de um profissional, te espero em próximos treinamentos. Fica ligadinha aqui e em nossas demais mídias.

      Beijão e até a próxima pauta.

Deixe um comentário para Diogo costa dos santos Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *