Search
Close this search box.

4 dicas básicas de Como fazer um bom Lide Jornalístico

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Fernanda Felix

Fernanda Felix

O lide jornalístico tem a missão de transmitir as principais informações da notícia para o leitor. Neste primeiro contato, o texto deve gerar interesse para que a matéria seja acompanhada até o final. Para isso, ter noção de como fazer um bom lide jornalístico é imprescindível para o estudante.

Tem muitos itens no jornalismo que precisam ser melhores trabalhados em seus ensinamentos, pois esses serão usados em todos os dias de trabalho, e para que está em fase de estágio, muito pré-requisito para as contratações, então vamos a um deles…

Como fazer um bom lide Jornalístico:

Como fazer um bom lide Jornalístico

4 dicas básicas de como fazer um bom lide jornalístico, para que o primeiro contato com o seu leitor seja feito da forma certa e agradável.

1) O que é um lide jornalístico ?

Lide é uma palavra que vem do inglês lead”, que significa “comando” ou “introdução”.

Ou seja, o lide é o primeiro parágrafo do texto jornalístico que traz um resumo inicial respondendo as seguintes perguntas sobre o tema principal: “O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê?”.

No Marketing a palavra também existe, e tem outro significado, mas baseado no mesmo usado no Jornalismo, pois ambos são áreas da comunicação. Nunca separe o Jornalismo do Marketing e nem da Publicidade.

No Marketing “LIDE” quer dizer um possível cliente, interessado em um produto ou serviço oferecido em uma empresa, então podemos dizer que os nossos leitores são lides dos veículos de comunicação, pois os conteúdos jornalísticos escritos ou gravados, são um produto.

Você sabia que você é um LIDE nosso? rs. Para e pensa, a área da comunicação é incrível e um grande elo. E você precisa entender como funciona cada ligação para ser um profissional de valia.

2) Os tipos de lide:

A concepção de lide pode sugerir algo fechado, diferente de como ele é apresentado na realidade. Mas com a liberdade de expressão de cada jornalista e sua habilidade pessoal de escrita, pode tornar o lide diferente.

Há registrado, cerca de 32 tipos de lides. É importante que o jornalista conheça e pratique diversos formatos para entender como fazer um bom lide jornalístico.

Esses 32 tipos de lide não são 100% trabalhados, por isso vamos mostrar os que são conhecidos e com validade para o dia a dia.

Lide clássico:

Apresenta elementos ordenados pelo grau de importância (quem/o que, fez o que, quando, onde, como, por que/ para que).

Lide narrativo:

O formato se assemelha com um conto. As informações principais seguem na ordem que conduzem ao clímax dos fatos.

Lide flash:

Frase breve impactante que faz ligação com o assunto da notícia.

3) Sublide:

O complemento visual do lide

O sublide é o segundo parágrafo da notícia, que tem o objetivo de complementar o lide.

As informações contidas neste espaço sã o desdobramento do conteúdo principal da matéria. Pode-se dizer que o sublide serve para situar visualmente, a notícia na página. Essa técnica foi originada no jornalismo brasileiro, com intuito estético e de ilustração, completamente dispensável na montagem do texto.

Essa junção de parágrafos do lide e sublide também é conhecida como pirâmide invertida.

O modelo segue a ordem iniciada no clímax do fato, seguindo para o desenvolvimento do fato, até chegar à conclusão.

4) O tamanho ideal para um lide:

Na teoria já sabemos que o lide representa o primeiro parágrafo do texto. Mas como saber quando parar? Como fazer lide certeiro?

De acordo com pesquisas entre os veículos de comunicação, 300 caracteres é uma média ideal para um lide. Essa quantidade é suficiente para apresentar de forma completa e atendendo a todos os princípios básicos da pirâmide invertida sem se tornar extenso e cansativo.

Vale ressaltar a necessidade de aperfeiçoamento contínuo do trabalho dos comunicadores. Para fazer um bom lide jornalístico, é importante que o jornalista saiba como despertar o interesse do seu leitor, utilizando as técnicas de criação de conteúdo, que sempre se renovam.

Pensando em treinar vocês para o mercado, montamos um curso no qual um dos seus módulos se baseiam na elaboração do lide e após isso as demais etapas de elaboração necessárias, como pauta, apuração, novo jornalismo, redação, entrevistas. Para se inscrever é bem simples, acesse: Como Fazer uma Notícia/Reportagem de Sucesso.

Use este modelo para montar a sua pauta antes de tudo

14 respostas

    1. Que alegria saber disso. Obrigada demais por este feedback, em nome de toda nossa equipe.

      Continue nos acompanhando pelas mídias e presente em nossos cursos, saber mais é maravilhoso e valioso 🙂

      Um forte abraço e até as próximas pautas.

    1. Fico muito feliz por ter gostado dos nossos conteúdos, modéstia parte são muito importantes para a carreira do atual profissional da comunicação. Sugiro fortemente que leia todos ou pelo menos uma grande parte, rs – eu sei que temos muitos, porém valem a pena. Espero vc também em nossas outras mídias, onde temos conteúdos diversificados. Aproveita e chama os seus amigos.

      Abração e até a próxima pauta 🙂
      Bem vinda, Dalva!

  1. É muito gratificante receber conteúdos que desenvolvam na nossa formação e às nuances de mercado de trabalho. O meu muito obrigado.

    1. Imagina, Queirós. Recompensador para nós é receber este feedback. Ajuda muito nosso trabalho e nossa mensuração de resultado.

      Obrigada a vc, e vamos juntos crescer nesta profissão e para este mercado. Um forte abraço e até a próxima pauta.

  2. Ola , eu agradeço profundamente os seus ensinamentos, têm contribuindo bastante na minha formação Jornalística. o seu blog é uma fonte de conhecimento jornalístico. Por favor continue enviando sempre matérias para nós. Obrigado

    1. Muito obrigada por este retorno quanto ao nosso trabalho. É muito bom saber que estamos atingindo o nosso objetivo. Continue estudando através dos nossos conteúdos e treinamentos, não só aqui no blog, mas também no canal do YouTube e nas demais redes sociais que temos.

      Um forte abraço e ótima semana.
      Até a próxima pauta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *