5 dicas práticas de como ser um bom jornalista

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Desde o primeiro ano da faculdade de jornalismo os estudantes pensam: “o que posso fazer para me destacar profissionalmente?”. Não existe nenhuma receitinha de como se tornar um bom jornalista, mas algumas dicas podem ajudar nesse processo.

Praticando essas 5 dicas o profissional pode aprimorar suas técnicas a serem aplicadas na comunicação. Muitas vezes essas práticas já fazem parte do cotidiano jornalístico, mas vale a pena prestar atenção nelas. Essas pequenas dicas podem te ajudar a ser um bom profissional.

Dicas práticas de como ser um bom jornalista:

1- Seja curioso:

O bom jornalista sempre está em busca de mais e mais informação. O bom profissional é como aquela criança que está perguntando os porquês. A curiosidade pode levar o comunicador a diferentes caminhos na apuração, o que pode trazer mais riqueza e detalhes ao trabalho produzido.

2-Seja cético:

Outra técnica que pode facilitar muito a apuração jornalística é manter o ceticismo. Sempre desconfie das informações e bata o martelo quando tudo estiver comprovado e apurado. Um texto bem apurado é um texto sem barriga e com credibilidade.

3-Escreva:

Está bem claro que escrever constantemente é uma das maneiras mais eficazes de melhorar suas técnicas jornalísticas. Escreva crônicas, notícias, cartas ou até mesmo poemas. Escreva. Praticar a escrita é fundamental para o jornalista de qualquer mídia e veículo. Desta maneira você consegue ser um bom profissional da comunic

4-Conheça seu público:

Como ser um bom jornalista se você não conhece seu interlocutor? Para atingir seu público você precisa conhecê-lo. Saiba com quem você está conversando e converse numa linguagem que seja entendível para esse nicho.

5-Não se limite:

O jornalismo está passando por mudanças constantes devido ao desenvolvimento tecnológico. No último ano o mundo se digitalizou e o jornalismo não ficou fora dessa. Para ser um bom profissional da comunicação é preciso se atualizar sempre! Estar sempre estudando as novas ferramentas e não se manter dentro da caixa da velha comunicação.

Seguindo essas 5 dicas – fáceis, diga-se de passagem – é possível alcançar o objetivo de se tornar um bom jornalista e se destacar no mercado de trabalho.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cursos Gratuitos

Previous
Next

Posts Relacionados