5 dicas para produzir um podcast jornalístico

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Os podcasts estão em alta ultimamente. Apesar de a criação dele ser de muitos anos atrás, eles realmente se popularizaram na quarentena. Se você gosta de se informar em qualquer momento do dia, o podcast jornalístico pode ser uma boa escolha! 

O número de pessoas que começou um podcast na quarentena também acabou aumentando muito. As pessoas encontraram nas plataformas de áudio uma boa forma de desabafar e interagir.

Mas você sabe o que é necessário para produzir um podcast? Mais especificamente, um podcast jornalístico

Acompanhe então essas 5 dicas abaixo: 

1- Tema:

Seria fácil simplesmente ligar o microfone e falar horas a fio, certo? Para que as pessoas se interessem pelo seu podcast você precisa ter um tema definido. Como estamos falando sobre podcast jornalístico, você pode escolher uma editoria. O que te move? Sobre o que você gosta de falar? 

Economia? Política? Entretenimento? 

Pense bem nesse tema, afinal, ele será sua base para todos os roteiros. Se você entrar no devaneio de falar sobre vários temas de uma vez, pode acabar se perdendo e também perdendo ouvintes. 

2-Formato:

Agora que você já estabeleceu seu tema é preciso pensar no formato do seu podcast jornalístico. Será um podcast curto, no qual você fala sobre os temas sozinho? É importante lembrar que não pode ser algo longo, ou as pessoas podem se cansar no meio do episódio. Caso você opte por fazer a apresentação com mais uma pessoa, é interessante ampliar o roteiro para um debate mais livre. O podcast também pode funcionar com um esquema de entrevistas, onde você leva convidados para falar sobre o assunto do episódio. 

3- Roteiro: 

Tudo estabelecido é hora de colocar a mão na massa! Não dá para falar sobre o tema sem um roteiro. Por mais que você tenha domínio sobre o assunto vai ser preciso uma pauta. Como será sua introdução ao tema? Depois de apresentar o tema você deve esquematizar como ele será trazido ao público. Por fim, existe o encerramento: como você vai concluir esse tema? Mas cuidado! Não fique lendo o roteiro! As pessoas que ouvem podem perceber que está meio robótico. O roteiro é um guia para a sua conversa com o ouvinte.

4- Edição e pós-produção:

Depois de tudo gravado você precisa editar. Não dá para jogar o áudio cru nas plataformas! Seu podcast jornalístico tem trilha? Tem vinhetas? Você vai cortar alguma parte? Isso tudo é fundamental para a pós-produção do podcast antes de seu lançamento. Existem programas de edição de áudio muito fáceis e intuitivos. 

5- Lançamento:

Para lançar seu podcast jornalístico você deve pesquisar bastante sobre as plataformas de áudio. Que tipo de público alvo é o seu? Qual plataforma eles mais usam? Vale a pena lançar em determinada plataforma ou outra? Existem diversas plataformas online de lançamentos de podcast. A maioria é gratuita e muito simples de usar! 

Agora que você já tem essas 5 dicas práticas, que tal lançar o seu próprio podcast jornalístico? Se quiser se aprofundar, confira nossa Plataforma Jornalista Pro, que tem um curso 100% voltado nesta área, desde como produzir, a como publicar um Podcast.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cursos Gratuitos

Previous
Next

Posts Relacionados