Quais são as áreas do jornalismo?

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Existem diversas áreas do jornalismo para trabalhar, em diferentes meios de comunicação, com diversas formas de produzir conteúdo e com numerosos assuntos. 

Por isso, existem tantas áreas de atuação no jornalismo

Saber como as áreas do jornalismo se conectam é fundamental para escolher a área que você deseja trabalhar.

Como estudante, é importante decidir desde o início da faculdade a área que deseja trabalhar para produzir conteúdos relacionados ao seu nicho de mercado.

Dessa forma, você pode começar a produzir o eu portfólio desde cedo através dos seus trabalhos acadêmicos.

Por isso, vamos explicar o básico das três principais divisões das áreas do jornalismo

Quais são as áreas do jornalismo?
Fonte: Academia do Jornalista

Meios de comunicação

Desde o início da faculdade, estudamos sobre a história dos meios de comunicação e como eles influenciam na sociedade. 

Os meios de comunicação relacionados ao jornalismo são o rádio, a televisão, o jornal impresso e a internet. Com a convergência midiática, os meios se interligam.

No entanto, para cada área do jornalismo nos meios de comunicação existe uma linguagem diferente. A linguagem do rádio, por exemplo, é muito mais descritiva que a linguagem da televisão.

Tipos de mídia

Cada meio de comunicação tem a forma de transmitir o seu conteúdo. O conteúdo do rádio, por exemplo, é sonoro. Já o conteúdo da televisão é audiovisual, dependendo unindo som e imagem. Em contrapartida, o conteúdo do jornal impresso é transmitido através da escrita e da fotografia.

No entanto, na parte de comunicação de ambas as mídias existem fotógrafos, cinegrafistas, redatores, locutores, apresentadores, âncoras e muitos outros segmentos. Visto isso, podemos perceber que existem diferentes áreas para trabalhar nas mídias como jornalista.

Áreas por assunto

As áreas do jornalismo por assunto são aquelas que o jornalista irá colocar os seus interesses pessoais e as suas ambições nas suas produções. 

Se o jornalista gosta muito de cultura pop, provavelmente irá trabalhar nesse segmento. No entanto, se o profissional for engajado em causas sociais, provavelmente será contratado para produzir conteúdos sobre politica e sociedade. 

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cursos Gratuitos

Previous
Next

Posts Relacionados