Search
Close this search box.

O que saber antes de fazer um TCC de jornalismo

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Daniella Mendes

Daniella Mendes

Para fazer um TCC de jornalismo de qualidade é preciso muita dedicação e organização. No entanto, é possível se perder nas etapas de produção.

O TCC de jornalismo pode abrir inúmeras portas, como entrada no mestrado, construção de um portfólio e divulgação do teu trabalho.

Para te ajudar na produção do seu TCC, listamos 4 recomendações para que você faça um trabalho de sucesso.

O que saber antes de fazer um TCC de jornalismo
Fonte: Academia do Jornalista

Saiba o que é o TCC

O TCC de jornalismo não é somente mais um trabalho que você vai apresentar para os seus professores. O trabalho de conclusão de curso é um trabalho científico obrigatório que tem como base a pesquisa e produção acadêmica. Sendo assim, ele precisa ter método científico, normas da ABNT, formatação certa e apresentação para banca.

No jornalismo, o TCC não precisa ser uma monografia, podendo ser um trabalho prático, como uma revista, um documentário, um livro-reportagem e até mesmo um projeto, apresentando como case . No entanto, o trabalho prático precisa ser acompanhado de um memorial com os conteúdos da pesquisa.

Saber que o TCC de jornalismo é científico é essencial para entender que ele não é somente uma nota no seu boletim, mas um produto relevante para a produção acadêmica do seu país. Sendo assim, pesquisadores podem acessar o seu TCC para consulta de informações.

O tema precisa te agradar

A produção do seu TCC de jornalismo pode durar até um ano, dependendo da sua faculdade. Por isso, é preciso escolher um tema que te agrade. 

Além disso, é importante definir a mídia que você deseja trabalhar. Por exemplo, se o tema que você gosta é esportes e deseja trabalhar na televisão, faça o TCC relacionando esses dois assuntos. 

Converse com o orientador

Para produzir um bom TCC de jornalismo é preciso escolher um bom orientador e que tenha experiência no assunto escolhido.

O orientador tem a função de te auxiliar na produção do TCC. Sendo assim, é ele que vai te auxiliar na organização da produção, na escolha da bibliografia e na correção de erros.

Por isso, converse com seu orientador e mostre as suas expectativas em relação ao resultado. Assim, ele vai poder te guiar com mais precisão e cuidado.

Leia muito

Sobretudo, a leitura é fundamental para um bom TCC de jornalismo.

A leitura faz parte da pesquisa científica, pois é nela que você encontra as principais etapas do método científico: pesquisa, análise de dados e interpretação. 

Uma grande ferramenta é buscar por palavras chaves o que você deseja pesquisar no Google Acadêmico, pois lá você encontra artigos e outras produções variadas.

Por isso, selecione a bibliografia com ajuda do seu orientador e leia o que puder.

Seja você mesmo

Por fim, o TCC te dá a grande liberdade de você produzir e pesquisar o que deseja (obedecendo as normas, claro).

Por isso, deixe a sua personalidade, seus gostos e preferências reunidos no trabalho. 

É um trabalho de grande importância para a comunidade científica e para a produção acadêmica da sua faculdade. Sendo assim, é uma grande forma de deixar o seu nome nesses espaços.

Para saber mais dicas sobre como produzir um TCC de jornalismo e produzi-lo de forma que agregue na sua vida profissional, continue acompanhando o blog da academia do jornalista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *