Search
Close this search box.

Moda na carreira profissional: entenda a influência

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Daniella Mendes

Daniella Mendes

Assim como a nossa imagem e o nosso posicionamento, temos forte influência da moda na carreira. A forma que nos vestimos pode transmitir mensagens muito importantes sobre a gente.

Os ancoras do Jornal Nacional se vestem de forma totalmente diferente dos apresentadores do Globo Esporte. Isso acontece porque a mensagem que cada jornalista deseja comunicar é diferente. No Jornal Nacional as reportagem são sérias, pois envolvem política, economia e sociedade. Já no Globo Esporte, os apresentadores se vestem para se aproximar do público, então com roupas mais confortáveis.

A mesma coisa é na vida profissional. A roupa que você usa para a sua entrevista de emprego deve ser diferente da roupa que você usa para ir na padaria, certo? Para ir na padaria até podemos nos arrumar,  mas não é a mesma preparação visual para a entrevista de emprego.

Isso acontece porque a mensagem que queremos passar é, primeiramente, visual. A primeira impressão importa muito, e, geralmente, ela é visual. A moda pode influenciar muito na primeira impressão.

Como se vestir de acordo

Antes de colocar uma roupa para sair, pense “quais são os meus objetivos com essa roupa?”. Dessa forma, a moda vai se tornar intuitiva na sua vida.

Também vale prestar atenção na forma que as pessoas se vestem, como os advogados que se vestem de forma diferente, entre si, e os publicitários, também, por exemplo. Nem todos vão de social, mas de esporte fino.

Você conhece a diferença?

Uma prática bastante divertida é ir a qualquer praça de alimentação na hora do almoço e tentar adivinhar a profissão das pessoas pela roupa…

A moda pode influenciar na sua carreira, por isso vale a pena estudar também um pouquinho de moda. Se quiserem um artigo com dicas de moda para trabalho, podem nos mandar mensagens nas redes sociais da Academia do Jornalista.

Assim, podemos observar em como a roupa passa uma imagem sobre nós. Aos poucos, a escolha de roupas que passem a imagem que você deseja passar se torna mais intuitiva e leva menos tempo. 

Por fim, gostaria de acrescentar que realmente é bom evitar decotes e roupas mais curtas em ambientes profissionais. Sobretudo, em casos de assédio, é muito mais do que o uso de qualquer roupa. Lembre-se disso! Nunca se culpe por seus gostos.

2 respostas

    1. Que ótimo poder já de cedo, somar em seu futuro. Desejo que sua escolha seja feita com muita sabedoria e amor.
      Nos vemos em próximas pautas! Obrigada pelo retorno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *