Confira cursos de jornalismo investigativo gratuitos

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Uma das formas de se diferenciar em uma vaga é ter experiência no seu ramo. Confira nessa matéria alguns cursos de jornalismo investigativo gratuitos.

Antes de mais nada, lembramos que é importante fazer faculdade de jornalismo para aprender exatamente os fundamentos dessa profissão. Porém, alguns cursos de extensão podem aprofundar o seu conhecimento em uma área específica deste ramo. 

Assim, quanto mais cursos você fizer com foco na área em que você quer atuar, maiores são as chances de você conseguir uma vaga. Para mais, dá para se conectar com outras pessoas que fizeram o mesmo curso. Além disso, você aumenta o seu networking, super importante no seu dia a dia.

Abaixo, você vai conferir alguns cursos de jornalismo investigativo gratuitos para quem se interessa por essa área.

Cursos de Jornalismo Investigativo Gratuitos

ESCON

A Escola de Cursos Online (ESCON) oferece um curso totalmente gratuito sobre jornalismo investigativo. Você faz as aulas no seu tempo, mas a carga horária varia de acordo com a necessidade do aluno, podendo variar de 8 até 280 horas. Ou seja, você pode aprender desde a base até aprofundar seus conhecimentos na área. 

Além disso, você pode receber um certificado no final do curso, independente de quantas horas fizer. No entanto, esse documento tem o valor fixo de R$ 79,90. 

EDX

A EDX é uma das grandes plataformas que oferecem cursos gratuitos e pagos junto à universidades reconhecidas em todo o mundo, com as Ivy League. 

Dessa vez, a parceria é com a Columbia University, a 2ª melhor do mundo de acordo com o THE Rankings. Esse curso de jornalismo investigativo também é totalmente gratuito, mas seu certificado custa mais ou menos R$243,00. 

O objetivo deste curso é mostrar como a conscientização das pessoas pode causar mudanças políticas e sociais. Para mais, o tempo estimado para conclusão é de 5 semanas, mas você pode fazer em mais ou menos tempo. Além disso, o curso é ministrado em inglês.

Universidade da Cidade de Nova Iorque

A escola de pós-graduação em Jornalismo Craig Newmark faz parte da Universidade da Cidade de Nova Iorque. Eles oferecem o último curso de jornalismo investigativo gratuito da nossa lista. 

Você terá aulas com o renomado David Fahrenthold, ganhador do prêmio Pulitzer de Reportagem Nacional em 2017 pelo seu trabalho transparente ao descobrir supostas ilegalidades na campanha do então candidato Donald Trump. Ele é repórter do The Washington Post desde 2000 e já cobriu as eleições americanas e o Congresso.

O curso tem 10 módulos e é ministrado em inglês, com legendas no mesmo idioma. 

Agora que você conhece esses cursos, nos conte, vai começar por qual? Para saber mais sobre marketing pessoal, confira nossas outras matérias. 

Até a próxima pauta, pessoal!

Compartilhar:

2 respostas

    1. Gerson, isso mesmo! Basta abrir nosso artigo e acessar pelos links que direcionam as inscrições de cada curso referente.
      Se vale mais uma dica, conheça nossa Plataforma Jornalista Pro, onde vc vai encontrar vários cursos necessários para os profissionais atuais! São mais de 12 cursos com certificados, onde você pode ter acesso por um ano, e ainda ter atualizações de mais cursos nesta mesma Plataforma. Dúvidas, só nos chamar.
      Depois diga se curtiu, até próximas pautas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cursos Gratuitos

Previous
Next

Posts Relacionados