Search
Close this search box.

5 problemas comuns enfrentados pela mídia impressa. Qual deles você resolveria?

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Daniella Mendes

Daniella Mendes

Todo jornalista sabe que a mídia impressa sofre uma crise no mercado jornalístico. Apesar disso, muitos estudantes de jornalismo ainda têm o desejo de trabalhar como redator da mídia tradicional.

Para trabalhar no jornal impresso, é preciso reconhecer e procurar soluções para os problemas que enfrentam. Por isso, selecionamos os 5 problemas mais comuns enfrentados pela mídia tradicional atualmente.

Alcance

Com o ambiente digital, a informação chega a qualquer lugar com internet. Já o jornal impresso depende de entregador, vendedor e outros recursos.

Por isso, o alcance da mídia impressa é mais prejudicado que o alcance da mídia digital.

Velocidade da informação

A velocidade da informação na mídia impressa depende da redação, da edição e da impressão. Por isso, muitas informações não chega a tempo nas bancas de jornais. Por exemplo, se uma notícia quente acontece ás 21h, é impossível colocar no jornal que vai para a distribuição ás 5h da manhã dia seguinte.

No ambiente digital, a informação circula minutos, até segundos, após o acontecimento.

Público diversificado

Para produzir para o jornal impresso precisa ter muito conhecimento sobre o público, que é muito diversificado. Pense, por exemplo, nas pessoas que param na banca de jornal e analisam a capa. São pessoas de diferentes situações econômicas e idades e, todos eles, precisam se sentir atraídos pela manchete para ler.

Produzir conteúdo sem nicho pode ser um grande desafio para os redatores e editores da mídia impressa.

Financeiro

Pelo motivos já apresentados, os publicitários não escolhem mais a mídia impressa para fazer propaganda.

Assim, o jornal impresso sobre uma crise financeira pela falta de patrocinadores.

Sustentabilidade

Por fim, para produzir o papel utilizado pela mídia impressa, é necessário consumir muitos recursos naturais, como água e madeira. Dessa forma, a produção se torna prejudicial para o meio ambiente.

Se você trabalhasse na redação de um jornal impresso, como iria lidar como esses tipos de problemas? Escreva nos comentários abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *