O que é Jornalismo Colaborativo?

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Em suma, o jornalismo colaborativo é a participação da sociedade nos espaços jornalísticos. Com a digitalização do jornalismo, é cada vez mais possível que o leitor envie conteúdos de caráter jornalístico para o profissional.

No jornalismo tradicional, o leitor recebe os conteúdos jornalísticos de forma passiva, através de um meio de comunicação.

Com o jornalismo digital, a dinâmica mudou.

A população não só possui formas mais dinâmicas de receber o conteúdo, mas também possui alternativas de enviar informações para o veículo. 

Assim, o jornalismo colaborativo acontece. Uma forma orgânica de fazer jornalismo com a presença da população, auxiliando na democracia e no compartilhamento de informações.

O que é Jornalismo Colaborativo?
Fonte: Academia do Jornalista

Como funciona o Jornalismo Colaborativo

Assim como todas as produções jornalísticas, o profissional deve retirar as informações de uma fonte.

O comum é o jornalista buscar a fonte para retirar as informações. 

No entanto, no jornalismo colaborativo a fonte procura o jornalista para compartilhar uma informação importante. 

A fonte pode buscar o jornalista através das redes sociais. Por isso é tão importante que o profissional possua os seus conteúdos nas redes alinhado com o seu trabalho.

Assim, a fonte pode colaborar com  uma declaração sobre um fato com imagens do acontecimento e até com áudios dos envolvidos que revelem informações.

Nesse caso, o jornalista reúne as informações e os dados e produz seu conteúdo.

O jornalismo colaborativo também auxilia para que o jornalista possa se relacionar com seu público alvo, entendendo as suas necessidades e conflitos.

Caso o jornalista erre no seu conteúdo, os seus leitores podem informá-lo sobre o erro com maior facilidade do que no jornalismo tradicional.

Só que pra isso, o Jornalista precisa entender antes de tudo, que o Jornalismo é um processo, e como todo processo as áreas de interligam, termos novos surgem e mais capacitações são exigidas, para se ter um resultado.

Principalmente com neste processo ocorrem atualizações, que é o caso da Comunicação digital, no qual inclusive veio essa possibilidade do Jornalismo Colaborativo, também conhecido como “Crowdsourcing“.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cursos Gratuitos

Previous
Next

Posts Relacionados