Search
Close this search box.

Jornalismo Local no ambiente digital

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Picture of Daniella Mendes

Daniella Mendes

O ambiente digital é propício para o compartilhamento de informações, por isso o Jornalismo Local também está se tornando digital.

Conhecido por usar rádios comunitárias e jornais impressos com valores menores, o Jornalismo Local são essenciais para locais, pois auxiliam os moradores de locais onde as grandes empresas de cobertura Jornalística não chegam.

Sobretudo, de acordo com uma pesquisa, Jornalismo Local é umas das formas mais eficazes de evitar o aumento de corrupção e fraudes. Isso acontece porque a presença de um veículo Jornalístico deve motivar investigações e debates do público.

Dessa forma, ele é mais do que uma fonte de informação, é uma ferramenta de diálogo entre população e as autoridades locais.

Através de sites, os jornalistas e comunicadores podem colocar notícias e informações sobre os últimos acontecimentos do bairro. Além disso, podem fazer parcerias com escolas para a produção de conteúdo com adolescentes e crianças. Assim, a cultura local será valorizada e toda a sociedade pode colaborar.

O conteúdo pode ser publicado através de textos, fotografias, vídeos e até podcasts, para que toda a comunidade local tenha acesso. Sendo assim, o ele deve usar recursos que colaborem para que toda a população conheça os fatos. Aliás, um ótimo recurso é o uso das Redes Sociais.

Jornalismo Local nas Redes Sociais

As Redes Sociais são ótimos recursos para o Jornalismo Local, pois permitem a interação entre o veículo e o público. Além disso, as Redes Sociais permitem que o usuário possa “seguir” a página do veículo e acompanhar as notícias.

Cerca de 90% da população brasileira com acesso a internet possui uma conta no Facebook. Assim, provavelmente, a população local que possui acesso a internet estará presente no Facebook.

Ademais, o Jornalismo Local possui uma grande colaboração para o comércio local através da publicidade. Dessa forma, o veículo pode fornecer diversas ferramentas de publicidade. Assim, o jornalista pode fazer publicidade nas redes sociais, sites, espaço no jornal e um tempo na web rádio.

Por fim, a notícia local é uma necessidade básica da população, não um luxo. Contudo, não há investimento para pequenas empresas de coberturas Jornalística local. Por isso, a sociedade que se mobiliza para investir no Jornalismo Local. Para isso, o investidor pode ser a prefeitura local, empresários da área e até financiamento coletivo.

Aliás, se você deseja trabalhar com Jornalismo Local no Ambiente Digital, acesse os outros conteúdos sobre Jornalismo Digital e sobre a Produção e conteúdo para Redes Sociais, aqui na Academia do Jornalista!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *