Search
Close this search box.

Ética no Jornalismo Digital: Estudo de Caso

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Fernanda Felix

Fernanda Felix

Saber a importância de estudar Ética no Jornalismo Digital é de grande importância para quem deseja ser jornalista, pois a velocidade que os fatos chegam interfere na informação.

Vale ferir a ética por um furo de reportagem? Vamos entender.

Ética, o que é isso?

De acordo com do dicionário Oxford Languages and Google ética é:

  1. Parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, refletindo a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social.
  2. Conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade. “é profissional”

No Jornalismo Digital a notícia deve ser interessante, corresponder aos dados de pesquisa, possuir hiperlinks e informar o mais rápido possível. Por isso, o jornalista precisa estar com seus valores éticos alinhados. Dessa forma, ele acabará obedecendo ao Código de Ética dos Jornalistas sem nem perceber.

Uma questão de sobrevivência…

Quando uma pessoa se compromete ao exercício da profissão de jornalista deve entender, que assim como em outras profissões existem normas. Não somente em ambientes de trabalho, mas no cotidiano é importante estar atento à conduta em todos os lugares e ambientes.

Por exemplo, ao atravessar uma rodovia a pé, é necessário que o semáforo indique que é seguro. Quando o sinal está na cor vermelha os veículos param, e assim, os pedestres podem caminhar com segurança. Para o cidadão que não aguarda o sinal corretamente pode ser muito perigoso e lhe custar a própria vida. Ou seja, agir de forma ética também é uma questão de sobrevivência.

Para que serve o Código de Ética dos Jornalistas?

No jornalismo, O Código de Ética dos Jornalistas fixa as normas que devem ser cumpridas na atuação do profissional e no seu contato com a comunidade, fontes de informação e entre os colegas de trabalho, de acordo com a Associação Brasileira de Imprensa (ABI).

A ABI foi, fundada em 7 de abril de 1908, com sede na cidade do Rio de Janeiro, na Rua Araújo Porto Alegre, 71, é uma instituição democrática, de direito privado, de fins não econômicos, voltada a assegurar e ampliar as conquistas sociais do povo brasileiro, reunindo profissionais de jornalismo, em suas diversas modalidades, e tendo por finalidade maior a defesa da ética, dos direitos humanos e da liberdade de informação e expressão. (DISPONÍVEL em: <http://www.abi.org.br/institucional/legislacao>).

Além de dar importância e credibilidade ao profissional, o Código de Ética protege as informações verídicas, fontes de informações, tem compromisso com a sociedade e seus direitos.

Estudo de caso

Falhas de Leo Dias com o Código de Ética do Jornalista, no caso da gravidez da Bianca Andrade
(Importante: Somente a Comissão Nacional de Ética tem capacidade para julgar o caso)
Leonardo Antônio Lima Dias, mais conhecido como Leo Dias, é um jornalista brasileiro, colunista no portal Metropole desde 2019. Os principais assuntos abordados pelo jornalista são envolvendo o mundo dos famosos e atualidades.

Em 22 de dezembro de 2020, Leo Dias anunciou em seu blog e redes sociais, sem autorização, que Bianca Andrade, conhecida como Boca Rosa, Youtuber, influenciadora digital, apresentadora e empresária e Bruno Carneiro Nunes, mais conhecido como Fred, Youtuber, apresentador de TV, jornalista e ex-jogador de futsal brasileiro, estariam esperando um filho.

Porém, Bianca e Fred não tinham exposto a notícia anteriormente. Bianca Andrade declarou que nem a mãe da influencer sabia sobre a gravidez.

O fato foi confirmado no mesmo dia pelo casal em suas redes sociais, mas o jornalista foi duramente criticado pelo público, por vazar a informação antes do casal. Ao confirmar a notícia Bianca aproveitou para dizer: “Sim, teremos um baby!!! Óbvio que gostaríamos de esperar os 3 meses para falar com segurança dessa vidinha que está por vir, mas infelizmente não respeitaram esse meu tempo”, declarou Bianca Andrade em suas redes sociais. (DISPONÍVEL em: <metropole.com>)

Ética no Jornalismo Digital: Onde está o erro?

No Capítulo II do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros fala sobre a conduta profissional do jornalista. Vejamos o Art 6° referentes aos possíveis códigos quebrados pelo jornalista:

Art. 6º É dever do jornalista:

VIII – respeitar o direito à intimidade, à privacidade, à honra e à imagem do cidadão;

XI – defender os direitos do cidadão, contribuindo para a promoção das garantias individuais e coletivas, em especial as das crianças, dos adolescentes, das mulheres, dos idosos, dos negros e das minorias;

Por divulgar a gravidez de Bianca Andrade, antes da mesma, Leo Dias pode ter desrespeitado o inciso VIII, que diz sobre o direito à intimidade do cidadão. Pois é uma notícia de cunho pessoal e que envolve mais pessoas, como amigos e familiares. Também foi contra o inciso XI, que afirma que o jornalista defende os direitos do cidadão, como a proteção à maternidade, e também deve contribuir para a promoção das garantias individuais e coletivas.

Respeitar a Ética no Jornalismo é sobre ser Jornalista

Seguir o Código de Ética dos Jornalistas te torna um profissional, respeitado, confiável e ético. Ser jornalista é um serviço à sociedade, servir a população com dedicação, respeito e verdade, vai além de códigos e leis. Estudar e compreender o Código de Ética dos Jornalistas com clareza, guiará aquele que quer compromisso com a profissão. Só existe uma forma de não seguir o Código de Ética dos Jornalistas, não seja um jornalista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *