Search
Close this search box.

Ética no Jornalismo Digital: Estudo de Caso

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Daniella Mendes

Daniella Mendes

Estudar Ética no Jornalismo Digital é de grande importância para quem deseja ser jornalista, pois a velocidade que os fatos chegam interfere na informação.

No Jornalismo Digital a notícia deve ser interessante, corresponder aos dados de pesquisa, possuir hiperlinks e informar o mais rápido possível. Por isso, o jornalista precisa estar com seus valores éticos alinhados. Dessa forma, ele acabará obedecendo ao Código de Ética dos Jornalistas sem nem perceber.

Para compreender melhor, trouxe o caso da Bianca Andrade. Dessa forma, irei mostrar as falhas de Leo Dias com o Código de Ética do Jornalista.

Aliás, o objetivo do artigo é alertar os estudantes. Somente a Comissão Nacional de Ética tem capacidade para julgar o caso

O caso da gravidez de Bianca Andrade

No final de dezembro de 2020, foi anunciada a gravidez da ex-BBB e empresária Bianca Andrade, conhecida como Boca Rosa. Apesar de ser uma notícia feliz, ela não foi dada pela empresária, mas pelo jornalista Leo Dias. Bianca Andrade declarou que ela não tinha contado nem para a mãe sobre a gravidez.

Bianca estava nos primeiros três meses de gravidez, ou seja, o período mais arriscado para a saúde do bebê. O psicológico de uma pessoa grávida nesses meses pode afetar a formação do feto, por causa do estresse e dos hormônios.

Além disso, Leo Dias declarou em uma publicação no Instagram que é amador uma celebridade na gravidez de artistas como Simone, Kelly Key e Deborah Secco. No entanto, na gravidez de Bianca Andrade ele publicou a notícia sem a autorização e o aviso prévio da empresária.

Dito isso, vamos analisar brevemente onde o Jornalista Leo Dias pode ter “escorregado” em relação ao Código de Ética. Leo Dias pode ter desrespeitado o Artigo 6 o Inciso VIII, que diz sobre o direito à intimidade do cidadão. Ainda no artigo 6, o jornalista também foi contra o inciso XI, que afirma que o jornalista defender os direitos do cidadão, como a proteção à maternidade, e também deve contribuir para a promoção das garantias individuais e coletivas.

Sendo assim, o Código de Ética dos Jornalistas não foi a prioridade do jornalista na hora de publicar a informação. Por isso é de suma importância que o jornalista estude e compreenda o Código de Ética dos Jornalistas com clareza e aplique o código de ética no jornalismo.

Gostou do estudo de caso? Comente para a Academia do Jornalista saber se devemos fazer mais estudos assim e mostrar a teoria na prática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *