Descubra o futuro do jornalismo na Era Digital

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

O futuro do jornalismo na Era Digital é refletido desde quando a tecnologia ganhou espaço nos meios de comunicação. Atualmente, essa pauta vem levantando diversas dúvidas, junto com o futuro de outras profissões com a modernidade.

Se pararmos para analisar o que os grandes teóricos da comunicação discutiam sobre isso, podemos perceber que algumas teorias sobre o que o jornalismo seria no futuro foi concretizado.

McLuhan, por exemplo, falava que no futuro os meios de comunicação iriam se integrar em um só. Analisando os veículos de comunicação atual, podemos perceber que a sua teoria se concretizou. A Globo por exemplo, tem a sua própria rede de streamings para exibir seus programas audiovisuais, seus podcasts e seu jornal digital.

Descubra o futuro do jornalismo na Era Digital
Fonte: Academia do Jornalista

Vivemos o presente do que já foi pensado no futuro. Por isso, quando olhamos para o passado podemos observar os caminhos que foram tomados até aqui para traçar a trilha para o que será o nosso futuro.

Futuros jornalistas

Por ser duvidoso, somente intelectuais conseguem fazer analises mais concretas sobre o futuro do jornalismo. No entanto, os jornalistas podem se adiantar pensando no mercado de trabalho no futuro.

Com o crescimento da internet e da quantidade de usuários, o jornalista deve entender como se comunicar com eles. Além de transmitir a informação, o jornalista precisa entender como se conectar com o público. Dessa forma, o profissional gera mais conexão e confiança.

No YouTube, temos vídeos de três horas de duração com pessoas conversando em uma mesa. Já no TikTok, alguns vídeos viralizam com cinco segundos de duração. Com esses exemplos conseguimos entender como o conteúdo varia de acordo com o público e a informação.

Além disso, o jornalista precisa entender mais sobre assuntos mais técnicos, como o funcionamento do SEO e das analises de pesquisa. 

Por fim, Academia do Jornalista fornece cursos que podem te ajudar a fazer parte do futuro do jornalismo na Era Digital, em um só local, em uma Plataforma de cursos, no mesmo conceito do Netflix. Por isso, não deixe de nos acompanhar.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cursos Gratuitos

Previous
Next

Posts Relacionados