Como melhorar a minha escrita na internet urgente

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Escrever textos no ensino médio é totalmente diferente de aprender na faculdade, onde sabemos mais sobre a escrita na internet, nos roteiros, nas redes sociais e em outros lugares. Por isso, é comum o estudante chegar no ambiente acadêmico e ficar meio perdido nas primeiras aulas e provas.

Isso acontece porque na escola, aprendemos a escrever o básico, como uma pequena introdução para organizar os nossos pensamentos e saberem através da escrita.

Já nos cursos de comunicação aprendemos a escrever de forma estratégica. Essa estratégia é aplicada, principalmente, para a internet, onde temos uma diversidade de público muito grande.

Para facilitar a vida do estudante de comunicação, separamos 5 dicas para te ajudar a melhor a sua escrita na internet com urgência.

Escreva todo dia

Escrever todo o dia pode nos ajudar de diversas formas, pois nos ajuda no desenvolvimento pessoal, no autoconhecimento, na organização das nossas ideias e no estimulo à criatividade. Por isso, indico que não escreva somente sobre conteúdos acadêmicos e profissionais todo dia, mas sobre a sua vida pessoal.

Escrever sobre qualquer coisa, todos os dias, vai te ajudar a entender como você organiza as suas ideias, diário não é coisa de criança. Assim, você pode reler e ver onde pode aperfeiçoar e melhorar a sua escrita na internet.

Consuma conteúdos escritos na internet

Consumir conteúdos escritos, como notícias, críticas e artigos de diferentes sites com frequência, vão te ajudar mais a compreender a forma que os jornalistas profissionais já fazem.

Além disso, depois de ler, faça uma segunda leitura mais detalhada, prestando atenção na forma que o jornalista escreve na internet.

Faça cursos de redação

Existem diversos cursos de redação, presencial e online, voltados para escrita na internet.  Um exemplo, o curso “Como escrever Textos para Web da forma correta“, presente na Plataforma de cursos: Jornalista Pro.

Além disso, um curso pode dar mais autenticidade ao seu currículo.

Consulte dicionários

Ninguém precisa ter vergonha de errar no português, uma língua tão difícil e com tantas variações.

Contudo, para escrever na internet, é preciso ficar atento. Assim, usar a norma padrão da língua português é o ideal, mesmo na internet.

Existem muitos sites para consultar palavras, como o Priberam.

Use um manual de consulta

No jornalismo, é comum cada plataforma ter o seu padrão de escrita. Por isso, verifique qual é o padrão do local que você trabalha.

Atualmente, muitas pessoas usam o Manual da Folha de São Paulo, com normas de escrita e dicas de português.

Por fim, continua acompanhando a Academia do Jornalista para saber mais dicas sobre produção jornalística.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cursos Gratuitos

Previous
Next

Posts Relacionados