Search
Close this search box.

03 itens obrigatórios no Jornalismo Digital

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Daniella Mendes

Daniella Mendes

Os itens obrigatórios no Jornalismo Digital dependem muito da área de atuação do profissional. Se for para produzir vídeos na internet, por exemplo, uma boa câmera é necessária. Contudo, se for para a produção de um podcast é preciso de um bom microfone.

No entanto, 3 itens são essenciais para todo jornalista que deseja trabalhar no jornalismo digital.

Celular

Necessário para, praticamente, toda profissão, o importante do celular é ele não te deixar na mão. Não é preciso um celular caro ou de última linha, mas ele deve ser bom para não te deixar na mão.

Por isso, ele não pode ser lento, nem ter uma câmera com qualidade ruim. Também não pode ter pouca memória e precisa ter um bom áudio para gravar os sons caso seja necessário. 

Ter uma tecnologia móvel e acessível é de grande utilidade para quem deseja trabalhar com Jornalismo Digital.

Notebook 

Um notebook, ou computador, é perfeito para trabalhos mais longos e complicados que não dá para fazer no celular.

Usando um exemplo pessoal, o único equipamento que eu tinha nos primeiros três anos de faculdade era o celular. Depois de comprar o notebook, usado, minhas notas aumentaram e a minha produtividade também. 

O celular quebra um galho, mas nada substitui a usabilidade de um computador. No Jornalismo Digital, a demanda de trabalho é muito grande. Por isso, precisamos de equipamentos que aumentem o nosso desempenho.

Assim como o celular, o computador não precisa ser o melhor do mercado, no entanto, ele precisa ser leve e rápido.

Bloco de notas

Diferente dos outros itens, esse não precisa envolver tecnologia. Um caderninho pode ser um grande amigo nos momentos que não vale a pena pegar o celular. 

Em muitos estados no Brasil, é perigoso pegar o celular na rua. Em momentos de salvar ideias, pegar o número de alguém e anotar um endereço no celular arrisca a sua segurança. Por isso, um bloco de notas é um dos itens obrigatórios no Jornalismo Digital.

Para receber mais dicas sobre Jornalismo Digital, continue acompanhando o blog da Academia do Jornalista. Aqui, te passamos itens, mas para poder usá-los, é preciso saber a produzir conteúdos neste formato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *