Search
Close this search box.

Como construir um Plano de Carreira

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Fernanda Felix

Fernanda Felix

Como construir um Plano de Carreira não deve começar após a conclusão da graduação, mas sim, ao iniciar na área desejada.

Mas, também é comum, pessoas que estão em transição de carreira ou iniciado a vida profissional há muito tempo, logo, atualizando.

A seguir, vou dispor de 5 pontos importantes de como construir um Plano de Carreira corretamente.

1. Autoconhecimento

O primeiro maior passo para saber como construir um Plano de Carreira é buscar pelo autoconhecimento.

Mapeie quais seus valores, interesses, talentos…

E claro, criar uma lista com todas as suas competências técnicas, já adquiridas, realizadas ao longo do tempo, pois, a partir desse trabalho, será mais fácil relacionar a qual área de atuação pretendida no mercado de trabalho.

Só não esqueça de avaliar os cargos e as funções, e assim, todos os requisitos necessários. Trace as oportunidades baseadas em quem você realmente é e seus riscos a médio prazo.

2. Trace metas e defina prazos –

Depois, busque entender suas competências e limitações, em cima das áreas a seguir.

Como construir um Plano de Carreira também depende do tamanho dos passos que pretende ou consegue dar. Por que?

Simples! Pois isso vai ser totalmente relacionado, baseado na definição de metas e prazos.

Se pergunte! Onde você quer estar daqui a cinco anos? Daqui a dez…

Qual função deseja estar exercendo e em qual empresa?

Ter minimamente alguma resposta mesmo que incompleta, viabilizará a construção do seu sucesso profissional a longo prazo, logo, de como construir um Plano de Carreira do zero, corretamente.

Mas, por favor! Estas metas devem ser viáveis e realistas – a sensação do fracasso (feita desde o inicio em algo fantasioso, inatingível) são doloridas e cruciais para o seu amadurecimento.

Só com isso organizado, planejado e definido, você conseguirá começar a ver as ações estratégicas a determinar e assim alcançar o objetivo estabelecido a médio/longo prazo.

3. Adote uma estratégia –

Prioritariamente, busque estratégias de desenvolvimento profissional – estabeleça o que quer, e em cima disso o que precisar aprender e principalmente, SER, sendo bem contextualizado em como conseguir um Plano de Carreira favorável.

Busque especializações, mas não se prenda a estudos longos e teóricos, se preencha de técnicas e aprendizados que te levem a construir algo por você (portfólio) e assim, ser (currículo).

Segundo especialistas, a arte de como construir um Plano de Carreira, implica em ser mais breve a profissionais que são:

  • Que são orientados a RESULTADO.
  • Antecipam soluções
  • Fazem mais do que se pede
  • Possui visão estratégica
  • Sabe se CONECTAR com pessoas

Após fazer um estudo do mercado e também da sua empresa, perceba tudo que será necessário para chegar onde deseja.

NUNCA esqueça do processo, estude como será possível aperfeiçoá-los.

Como construir um Plano de Carreira só se baseia em processo, pois como o nome mesmo já diz: construção.

Ao longo do percurso vai perceber o quanto que o estudo e construção do seu processo, converterá em estratégias para o objetivo final.

4. Esteja aberto a mudanças –

A vida é de altos e baixos, isso todos sabem, e isso interfere 100% em como construir o seu Plano de Carreira, pois como já falamos sobre o processo, já imaginou os planos precisarem ser repensados?

É preciso saber analisar diferentes possibilidades e assim, entender e identificar a hora em que é melhor escolher outro caminho.

5. Busque conhecer outras pessoas: networking e mentoria –

Motivação! Se espelhar em profissionais que o inspiram é extremamente necessário – isso humanamente. É preciso ter linha de chegada sempre, afinal, eles já trilharam um caminho que é positivo, podendo te ensinar muitas coisas importantes.

Muitos profissionais que já têm uma boa colocação no mercado, possuem experiências e sabem como solucionar, desenvolver ou aconselhar por já conhecer o processo, oferecem mentoria, como nosso caso, aqui na Academia, ministrado pela Fernanda, a jornalista, especialista e responsável pela empresa.

Buscar esse conhecimento com quem já está em um estágio mais avançado da carreira, tem demostrado expertise e experiencias práticas, do como fazer, desenvolver, é muito positivo para o desafio de como construir um Plano de Carreira.

Além de óbvio, ser tão válido quanto, manter uma network, também é importante. Participe de eventos e capacitações na sua área de atuação, isso só fortalece o vínculo com outras pessoas que estão como você, buscando o sucesso profissional.

Contato para mentoria da Fernanda Felix: contato@fernandafelix.com ou direct pelo Instagram @fernandafelix.jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *