Search
Close this search box.

Autoconhecimento: quem sou eu, de fato?

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Picture of Fernanda Felix

Fernanda Felix

Neste primeiro artigo voltado ao autoconhecimento pretendo levar a você que é comum não conseguirmos nos auto analisar e assim avaliar, vasculhar cada parte de nós, e por isto, entender nossas emoções, sonhos, mágoas, ideais, valores… E, principalmente considerar que em no nosso interior habita nossa história de vida e nossa trajetória, devido a isto somos a prova prática refletida em nossas ações e escolhas. Por isso, te convido a estar comigo semanalmente e descobrir o quão esta compreensão vai estar presente na sua carreira – trazendo sucesso ou frustrações.

Eu li recentemente em um livro (se quiser saber qual, pede aqui nos comentários) uma frase bem impactante e queria dividir com você. “Somos a consequência do nosso passado, embora tenhamos muitas oportunidades de mudar o futuro”.

O que acha disso? Precisamos usar o retrovisor da vida como uma grande ajuda pra seguir em frente. Apenas! Mas pra isso ocorrer de forma fluida, você precisa do autoconhecimento.

Nos preocupamos muito com o TER, e damos a cada dia menos atenção ao SER. Gosto de falar disso como a base do autoconhecimento, pois a luta, o tempo perdido ou mal desempenhado que você vai dedicar em ADQUIRIR, pode atrasar ou procrastinar o CONQUISTAR (perceba esta palavra no sentido de absorver).

O autoconhecimento é um grande desafio, mas o grande começo de tudo. Saber sobre nós, nos prepara para o presente e futuro, porém nunca esqueça que é o passado que nos traz esta possibilidade. Use-o como consulta!

Nos conhecermos, desobriga-se de “atuar”, de tentar manter uma imagem que não é nossa. Nos conhecermos, liberta, por isso assuma suas competências e fragilidades, sabendo exatamente o que poderá melhorar ou tornar seu ideal ou diferencial. Quanto mais você agir se baseando nestes pontos, mais chances de se ter sucesso.

Por isto que se fala tanto que o seu sucesso depende de você. Só trabalhando em cima de como você é, lhe trará resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *