Search
Close this search box.

A importância do censo demográfico no Jornalismo

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Daniella Mendes

Daniella Mendes

Não há duvidas da grande importância do censo demográfico do IBGE é importante para o país, mas e para o Jornalismo brasileiro?

Sobretudo, o censo demográfico do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístico) serve para informar sobre a qualidade de vida dos brasileiros através da contagem da população.

O ideal era que o censo fosse feito de 2 em 2 anos, para compreender as necessidades mais urgentes com frequência. Contudo, ele só é feito de dez em dez anos.

Como bons jornalistas, devemos usar os dados do censo demográfico para auxiliar na produção de conteúdo relevante.

Compreender melhor o interesse público

A partir dos dados coletados pelo censo demográfico, conseguimos acessar informações sobre saúde, educação e segurança. Assim, examinamos quem e onde esta a população sendo mais negligenciada.

O interesse público atua para essas pessoas, que são negligenciadas pelo Governo e outras autoridades.

Por exemplo, Imagine que o censo coletou informações que mostram que houve um aumento de pessoas mortas por IST’s nas capitais do Rio de Janeiro e em São Paulo. Isso quer dizer que falta estrutura na rede de saúde para receber essas pessoas e informações que evitem a propagação das infecções.

Reinvindicação de políticas publicas funcionais

Nesse momento, a função denunciativa do jornalismo entra em ação. Ao analisar os dados do censo demográfico divulgados pelo IBGE podemos perceber como as falhas das políticas públicas afetam na população.

Assim, cobramos pontualmente das autoridades estatais para reivindicar a melhora na condição de vida da população. Com a população com acesso a saúde, segurança e educação, temos uma atuação plena da democracia.

Gostou de saber a importância do censo demográfico, feito pelo IBGE, e como ele pode te auxiliar no desenvolvimento de conteúdos jornalísticos relevantes? No blog da Academia do Jornalista temos várias dicas que podem te ajudar a ser um jornalista de sucesso!

Em cima deste tema, temos o curso Google Hacking, presente na Plataforma Jornalista Pro, onde ensina como pesquisar da forma correta no Google e também chegar nestes dados assertivamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *