Search
Close this search box.

Por que criar um blog de jornalismo independente? Veja 3 motivos

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Daniella Mendes

Daniella Mendes

Muitos jornalistas sonham em ter um blog de jornalismo independente e conquistar uma audiência assídua em seus conteúdos. 

A liberdade na escolha das pautas é o pontapé inicial para a criação de uma página jornalística.

Os blogs trabalham em conjunto com diversas redes sociais, transmitindo uma conexão eficiente, e otimizando os conteúdos do seu texto. Assim, por funcionar muito bem para a publicidade, eles também têm tido grande repercussão na produção de conteúdo independente. 

Em uma constante evolução digital, os blogs passaram a ser uma opção muito rentável para muitos jornalistas se destacarem. 

Além das diversas técnicas que facilitam fazer o seu conteúdo chegar até o seu público, existem também plataformas gratuitas para se criar um blog para jornalistas de forma muito simples. 

Veja os principais motivos de ser ter e criar um Blog de Jornalismo e conquistar leitores fiéis: 

1 – Produção de conteúdo independente

Qual o jornalista que nunca sonhou em colocar em prática uma pauta que acha relevante? Ocorre que, diante das imediações dos acontecimentos diários, algumas pautas, consideradas “frias”, acabam sendo terceirizadas pelos principais veículos de comunicação. 

Mas, se você tem um blog de jornalismo independente, você pode colocar em prática essa pauta. Isto é, além de realizar todo o trabalho de criação, produção e apuração da sua matéria, você pode incluir uma perspectiva natural que considere relevante frisar. 

Agora, se você faz parte de um veículo de comunicação e o seu editor não considerou levar a sua sugestão de pauta adiante, por que não colocá-la em uma página independente?

Você pode, por exemplo, criar uma coluna nessas plataformas digitais e expressar notoriamente a sua visão sobre determinados assuntos. Faça a sua voz ser ouvida!

Você quer mostrar uma realidade paralela? Outro bom motivo para você começar o seu blog agora mesmo! 

Há diversos sites independentes de jornalismo que começaram com um blog trazendo visões e acontecimentos que fogem à regra dos veículos tradicionais. 

2 – Ir muito além da produção de conteúdo

Imagine escrever sobre algo e obter os resultados do alcance do seu conteúdo? Em um blog você pode! 

Além da autonomia que você adquire administrando um blog, você consegue obter métricas do alcance dos seus conteúdos. Prévia do que os seus concorrentes fazem, dados e códigos necessários para a melhora da sua performance. 

Todos esses resultados favorecem,inclusive, o planejamento das suas pautas e como você pode ter um excelente resultado quando as publicarem. 

Os blogs, atualmente, dispensam diversas funcionalidades – pagas e gratuitas – que te auxiliam no texto para Web e no SEO, otimização dos mecanismos de buscas. 

E, acima de tudo, você pode fazer um dinheiro extra com um blog. Quer saber como? Então, clique aqui!

3 – Transformar o seu blog blog de jornalismo independente em uma central multimídia 

Todo jornalista gosta de mais de um formato de comunicação, seja ela fotografia, podcast, telejornalismo etc. Imagine, explorar outros formatos na sua produção de conteúdo? 

É exatamente isso que os blogs fazem! Além, claro, dos textos que você pode produzir continuamente, há a possibilidade de explorar outros meios de conteúdo. 

De modo geral, essa otimização das ferramentas digitais transforma o seu blog de jornalismo independente em uma central multimídia que pode, principalmente, facilitar a vida de muita gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *