Search
Close this search box.

Blog ou canal no YouTube, qual o melhor para começar a produzir conteúdo?

Junte-se aos mais de 12.342 comunicadores

Inscreva-se em nossa newletter e receba conteúdos exclusivos de comunicação

Daniella Mendes

Daniella Mendes

Sobretudo, a dúvida entre começar a produzir um blog ou um canal no YouTube mostra uma grande maturidade sobre a vida profissional do produtor de conteúdo.

Tanto o Blog quanto o Youtube te dão ótimas oportunidades para a criação de portfólio. Além disso, são ótimas ferramentas para você conquistar um público e até monetizar o seu conteúdo.

A escolha entre os dois é difícil, mas iremos te ajudar nessa decisão!

Vantagens do Blog

Sem dúvida, no blog você tem maior liberdade criativa sobre o seu conteúdo. Nele, você pode escrever o que se sentir confortável e dividir o seu conteúdo em categorias.

Além disso, você pode produzir conteúdos em outras redes sociais com formatos diferentes. Por exemplo, se o seu blog for sobre artistas populares, você pode produzir vídeos no TikTok ou no Instagram analisando uma entrevista.

Na Academia do Jornalista, incentivamos a criação de um blog para aprimorar as suas capacidades de escrita. Caso você deseja saber mais sobre a criação de um blog, possuímos diversos artigos que podem te ajudar e ainda o nosso professor monitora você individualmente!

Vantagens do Canal no YouTube

Do contrário do blog, o ideal do canal no YouTube é começar bem nichado. Por exemplo, não é recomendado começar um canal no YouTube que fale sobre livros, filmes e séries, mas escolher somente umas dessas categorias.

Ademais, os vídeos são mais trabalhosos, pois passam pelo processo de roteirização, gravação e edição.

No entanto, demonstrar suas capacidades técnicas com produção de conteúdo audiovisual pode te dar muita experiência relevante.

Caso você deseje mais conteúdos sobre como um estudante de jornalismo pode se aproveitar do YouTube, comente nesse artigo e nos posts relacionados a ele nas redes sociais!

Se puder, faça os dois!

Por fim, aconselho que os estudantes de jornalismo tentem, pelo menos, os dois.

Assim, você pode entender se é em blog ou canal no YouTube que melhor destaca seus pontos fortes. Por isso, tente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *